top of page

Doenças neurológicas e acupuntura veterinária

Doença neurológicas têm ótimos resultados em tratamentos com medicina chinesa


gif
A acupuntura tem na área do sistema nervoso uma das suas maiores ações e efetividade.

A técnica atua pelo sistema de portões de dor, onde o estímulo excessivo das vias medulares e cerebrais, que controlam e estimulam a mesma ficam sobrecarregadas e desaparecem (aquela estória de você estar com dor de cabeça e quando bate o dedo ela passa), e também pela ativação de circuitos neuroendócrinos humorais que se relacionam diretamente com o sistema nervoso periférico e central.


Assim, a maioria das doenças do sistema neurológico tem excelentes resultados nos tratamentos com esta técnica.


Em processos infecciosos virais como a cinomose, tanto em fase aguda como nas sequelas em que a desmielinização das fibras nervosas causa as paralisias e mioclonias, o efeito é excelente com resultados em torno de 80 % de recuperação em casos agudos e de 95 % nos casos de sequela.


Nos traumas de medula espinal, mesmo nos casos mais graves em que existe a perda do reflexo de dor profunda, a acupuntura tem uma eficiência em 60 a 70 % dos casos, com o animal voltando a andar.

Processos dos nervos periféricos como na poliradiculoneurite e de miastenia gravis que causam tetra paresias, os resultados comparados ao uso de fármacos é bastante superior com respostas em 70 a 90 % dos casos.


Em tumores do sistema nervoso central o resultado é excelente mantendo os animais bem por até mais de dois anos, claro que conforme o tamanho do tumor, mas mesmo nas grandes massas a medicina chinesa é eficiente.


Nestes casos usando apenas uma das técnicas da medicina chinesa, a acupuntura.


Se adicionarmos a dietoterapia e o uso de fórmulas fitoterápicas chinesas o resultado é ainda mais consistente e rápido.

Isso se deve em especial a que os fármacos usados na resolução de processos neurológicos são bastante inespecíficos, e na maioria das vezes atuam em um nível metabólico celular que responde de forma lenta.


A acupuntura em especial modula a plasticidade neuronal. Ativando os mecanismo de regeneração tecidual e fazendo através do estímulo das células tronco e de mecanismo de resposta imunitária específica e inespecífica, atuam nestes nervos e sistema nervoso, produzindo um efeito mais rápido e eficiente.


De posse destas informações fica claro que em um tratamento com um neurologista a medicina chinesa é essencial no processo de recuperação.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page