top of page

Cuidando de Pets não convencionais.


Na clínica de pets não convencionais, os quais englobam aves, répteis, anfíbios e mamíferos (roedores e lagomorfos em sua maioria), muitas vezes nos deparamos com uma limitação no tratamento.

A maioria dos processos patogênicos destes animais são desencadeados devido a erros no manejo alimentar e ambiental deles.

O manejo inadequado do animal ocasionará uma desconformidade nas bases bioquímicas do metabolismo, e como resultado destes desequilíbrios teremos a instauração da doença. Desta forma, devido a deficiência nas reações bioquímicas, o animal pode apresentar alterações comportamentais, doenças infecciosas pela imunodeficiência e até mesmo processos degenerativos metabólicos, tornando-se comum na rotina clínica animais com alterações em postura de ovos (postura crônica ou ovos retidos), debicamento de penas, ecdise, constipação, alterações dentárias entre tantos outros.


A acupuntura tem como principal efeito;
  • reorganizar e reequilibrar estes processos no nível bioquímico e biofísico, tratando inteiramente o paciente, uma vez que reequilibra o metabolismo e a energia do organismo. Da mesma forma a dietoterapia vai atuar corrigindo estre processo através do uso correto de alimentos.

As terças e quintas feiras pela manhã temos no Instituto Equilibrium um ambulatório de atendimento especializado em animais silvestres e exóticos – incluindo aves, roedores, tartarugas entre outros.

Traga o seu pet que iremos tratar com muito amor!



Eduardo Lobo – veterinário com especialização em acupuntura e oncologia, professor e escritor

Carolina Tajima - veterinária com especialização em acupuntura e experiência com pets não convencionais.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page