top of page

Animais tem Alma?

Outro dia quando falei que animais tem espirito, fui corrigido por uma senhora católica, melhor falar alma pois espirito assusta...



Realmente na cabeça de muitos, espírito parece algo maligno e tenebroso que voltou dos mortos para nos assustar (fantasma).Porém, são apenas palavras, cujo vale a pena ver o que a Wikipedia nos fala (vide que a biblioteca de conteúdo aberto pode servir de ponto de referência do conhecimento que temos médio como sociedade):


-alma - é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sânscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário.


- espírito - A palavra espírito apresenta diferentes significados e conotações diferentes, a maioria deles relativos à energia vital que se manifesta no corpo físico. A palavra espírito é muitas vezes usada metafisicamente para se referir à consciência e a personalidade.

Então basicamente temos um sentido complementar nas palavras, que para mim representa: o que é responsável pelo outro lado da vida, que anima a matéria e que permanece após a morte.




Quanticamente pensando no que Einstein propôs: E = M C2, temos a matéria como corpo e o espírito /alma como energia.

Pensando em espirito vemos que a doutrina espírita, postulada por Allan Kardec e completada por diferentes obras em especial as de Chico Xavier, nos falam e explicam detalhadamente como é, como funciona e o que é o espirito e suas muitas vidas ou encarnações.


Lembremos que no ocidente a igreja católica chegou mesmo a afirmar que as mulheres não tinham alma e consequentemente os animais também não tinham, sendo nossos escravos.

Com o advento do ano 2000 através de literatura e trabalho do Dr. Marcel Benedeti, iniciando pelo seu maravilhoso livro – Todos os animais merecem o céu, se começou um movimento para estudar e entender o espirito animal. Claro que antes muitos já falavam sobre isso, mas foi o Dr. Marcel quem levou a ideia ao público por fazer uma literatura acessível ao povo em geral e por apresentar programas de rádio para esclarecer e responder a população.


Assim ele levou a ideia de os animais terem alma, sendo agora aceito por todos, em especial aqui no Brasil.

Porém ainda temos religiões que consideram animais nossos escravos e que não tem direitos nem alma. Falamos de religiões não de pessoas. Geralmente as pessoas gostam e respeitam os animais tratando como se fossem espíritos evoluídos - almas floridas e simples.


O que vemos e cremos é que os animais são almas / espíritos em evolução que precisam de nosso amparo e ajuda neste desenvolvimento e tem suas energias totalmente dedicadas, em especial aqueles mais próximos ao ser humano, a este ser que muitas vezes não os respeita e usa , mas que a cada minuto , a cada dia , a cada passo vai entendendo e respeitando sua energia ajudando esta alma a crescer e evoluir para um futuro melhor.

Conheça o livro “Estudo da Espiritualidade dos Animais “ disponível em nosso site ou entre em contato para que possamos aprender juntos e se possível responder as dúvidas.

169 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page