top of page

Acupuntura na Medicina Esportiva Equina




Leia ou ouça o nosso Podcast





A medicina integrativa tem ganhado cada vez mais espaço na medicina equina, por proporcionar aos animais qualidade de vida, bem- estar, atuar na prevenção de lesões e auxiliar junto a medicina ocidental no tratamento de diversas patologias.


Dentre as modalidades terapêuticas que compõem a medicina integrativa, a acupuntura se destaca pela sua versatilidade, já que pode atuar auxiliando no diagnóstico das afecções, além de atuar de forma preventiva e terapêutica.


Com a evolução da humanidade a acupuntura pôde se aperfeiçoar e, com isso, atualmente existem várias formas de estimular os pontos de acupuntura, como por exemplo: o agulhamento tradicional, a eletroacupuntura, o laser, a moxa, e a aquapuntura.


O Instituto Equilibrium oferece aulas teóricas e práticas de Acupuntura em Equinos, em que você pode conhecer um pouco mais sobre essa ciência milenar e eficiente, a Medicina Tradicional Chinesa. Os alunos tem a oportunidade de aplicar a terapia, acompanhado e orientado pelos professores durante as aulas.


A acupuntura é uma modalidade que pode ser utilizada em eventos da Federação Equestre Internacional (FEI) promovendo o bem estar dos cavalos atletas, já que a mesma não é considerada doping.


Nos eventos da FEI é importante que o médico veterinário acupunturista tenha conhecimento das técnicas que podem ser realizadas para que o cavalo não seja prejudicado no concurso e possa se beneficiar dos efeitos terapêuticos.


Boa Leitura


Profª Bruna de Oliveira Monteiro

Profª Bruna de Oliveira Monteiro
Profª Bruna de Oliveira Monteiro


138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page