Folcloricamente na história da China conta-se que a acupuntura foi descoberta em uma batalha onde um cavalo mancava e após receber uma flechada parou de mancar. Mitologias a parte, a acupuntura em equinos é uma excelente terapêutica para esta espécie animal.
Diferentemente dos animais pet, o equino é um trabalhador , um atleta , e assim como vemos atualmente a eficácia desta técnica em atletas, através de poucas manobras e o uso de poucos pontos de acupuntura, alcança melhora em sua performance.
Atletas tem o sistema muscular mais preparado, assim o equino por ser atleta apresenta o seu sistema de tendineos musculares, como é chamado na medicina chinesa, bastante acessível e seu tratamento costuma curar 80 % dos problemas.
A palpação destes sistemas, nas regiões de atuação das linhas de energia, chamadas de meridianos, permite um diagnostico apurado de doenças externas como internas. Em alguns casos o veterinário acupunturista é chamado para esclarecer dúvidas diagnosticas de local de claudicação ou outras doenças somente através da palpação com uma precisão de mais de 95 %.
O tratamento, com a sangria de pontos na coroa do casco, chamados pontos Ting, conseguimos alívio imediato de dores musculares e articulares, inclusive da cólica equina. Estes pontos drenam as energias destes meridianos tendino-musculares resolvendo o processo. No cavalo de esporte e também no de lazer a acupuntura é uma grande ferramenta na cura e manutenção da saúde e performance deste animal. Em nossos cursos está são aulas especiais com um animal especial.
Curta-nos no facebook, instagram e veja mais informações sobre nossos cursos no site.
Comments