top of page

Acupuntura Coreana: O que é? Quais são seus atributos?


Acupuntura Coreana SAAM


A acupuntura é uma das partes da medicina tradicional do oriente. Em cada país os povos desenvolveram sua forma com uma mesma base, mas com a características que cada uma difere da outra nos detalhes e assim atingindo diferentes capacidades de cura.


A acupuntura chinesa é mais baseada nos cinco movimentos e na circulação da energia e seu controle. A acupuntura japonesa é baseada em um processo mais localizado usando microssistemas como a craniopuntura, a caudopuntura e o uso do diagnostico pela palpação do abdômen.


A acupuntura coreana Saam, usa uma mistura de técnicas descritas no Shan Han Lun onde os meridianos formam camadas anatômicas de proteção, mantendo suas características ligadas a fisiologia dos cinco movimentos associada a relação interior / exterior e a relação do céu e da terra.


Os sentimentos e a parte física interagem entre si, mostrando uma circulação céu – terra no processo de diagnóstico e cura. Trabalhando em pares onde o excesso é o fator principal sendo corrigido pela tonificação do par que assim estará deficiente.





Valendo tanto para o processo de excesso verdadeiro ou relativo e se relacionando principalmente com os sinais clínicos que se apresentam mais evidentes e que serão corrigidos pelo meridiano associado que estará desta forma combatendo o desequilíbrio do outro meridianos.

Parece complexo, mas em verdade é um sistema bem simples cuja maior dificuldade é o estabelecimento do diagnostico, como ocorre em todo processo de tratamento na medicina veterinária.


Após o diagnostico usamos tanto pontos de tonificação como de sedação para equilibrar o para funcional baseados no sistema dos cinco movimentos.

Criado por monges na coreia temos visto uma excelente resposta por equilibrar tanto o animal, como o humano tutor deste animal.





Na veterinária precisa muito ser estudada, mas vai ajudar em muito em casos em que o desequilíbrio ambiental causado pelo tutor tem que ser corrigido rapidamente – em verdade ele tem que ser sempre corrigido, geralmente fazemos isso através da conversa e do uso de terapias com florais e Reiki. A correção rápida é necessária para evitar maiores riscos de vida ao animal.





Uma tecnica simples, rápida e eficiente que com certeza ajudará muito no tratamento com acupuntura para os que se dedicarem a seu estudo e associarem ao uso do I Ching, trigramas, florais e homeopatia que completam neste equilíbrio tutor tutelado e seus efeitos nas doenças dos animais.


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page