(¯`·.¸¸.·´¯`·.¸¸.->Homeopatia na Medicina Integrativa <-.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯)



Ouça ou leia o texto 🅓🅘🅥🅘🅡🅣🅐-🅢🅔





A homeopatia foi criada ao final do século XVIII, pelo médico alemão, Samuel Hanhemann,

em uma época em que a medicina que era praticada mais matava do que curava, sendo a maior parte dos tratamentos extremamente agressivos, sem nenhuma base científica e incapazes de proporcionar saúde aos doentes.


Ele abandonou o exercício da medicina e passou a viver de traduções, onde se encontrou com uma matéria médica sobre a China, substância usada para curar a malária.


Discordando das explicações sobre os seus efeitos, ele teve a ideia e a iniciativa de experimentar essa substância em si mesmo.


Começando a apresentar sintomas parecidos com a doença, logo pediu para que alguns amigos tomassem e eles também apresentaram esses sintomas.


Ele concluiu que aquela substância que é capaz de causar determinados sintomas numa pessoa saudável, é capaz de curar uma pessoa doente que apresente esses mesmos sintomas.


Criando assim, o princípio da semelhança ou similitude.

Desta forma começou a testar substâncias em pessoas saudáveis e a registrar cada uma das alterações que eles apresentavam fisicamente e emocionalmente.


Tudo isso foi organizado e registrado no livro conhecido como Órganon da arte de curar.

Os últimos parágrafos da obra ele dedica ao estudo do magnetismo terapêutico, descreve a utilização do magneto de forma terapêutica em sua Matéria Médica Pura e ainda orienta como se poderia elaborar medicamentos homeopáticos por exposição de glóbulos inertes aos polos dos imãs “magnetos polus articus”.


Nestes trechos podemos entender que o grande mestre tinha um conceito integrativo e reconhecia a existência de forças invisíveis.


Forças invisíveis, além das substâncias químicas presentes nos medicamentos homeopáticos, na era moderna todos os médicos que estão nas terapêuticas integrativas conseguem entender que são inúmeras as formas de energias que terão a capacidade de influenciar ao paciente, no caso da veterinária esse conceito não é distante.


O tutelado está influenciado pelo tutor em muitas formas, alimentação, meio ambiente, genética.

O tutor terá a escolha para determinar que energia influenciará ao seu pet.


Estudar esses conceitos e formas nas quais duas espécies conseguem interagir e melhor ainda, entender as vias patológicas das doenças irão nos permitir integrar dois mundos, o físico e energético, permitindo assim entender as doenças em diferentes níveis.


Essa visão de caráter integrativo é tão antiga como a homeopatia, na qual é necessário o entendimento das diferentes formas que conseguem afetar os seres vivos, ou como é falado no Órganon, chegar ao núcleo fundamental, o motor da doença.



Boa Leitura!


Profº Danny Pérez


32 visualizações
(11) 5071-7146 - Geral
(11) 93088-5918 -cursos 
(11) 9731-19698 -Agendamento & ambulatório
(51) 9830-48361 - Agendamento e ambulatório rs
Segunda à Sexta-Feira 09:00 às 17:00
MatRiz:rua Pereira estefano 356(entrada pela rua alcatrazes - SP -sp
 
filial: rua dom pedro II, 967 -Bairro niterói - canoas - rs