top of page

Dicas para o Veterinário - No Inverno

O inverno é sempre uma estação diferente em especial para quem vive na região tropical. Acostumados com temperaturas mais altas , passamos por as vezes dias , ou mesmo em alguns casos meses com temperaturas abaixo do que é normal . Sabemos que nos climas subtropicais do sul do Brasil é normal e que no clima equatorial do norte e nordeste temos poucos períodos de frio, as vezes apenas diminuições de temperaturas.


Nosso organismo é um sistema adaptável assim como dos animais mamíferos e aves , o que permite a vida nas diferentes regiões do planeta, por isso é uma condição natural do processo de viver na Terra enfrentar as diferentes estações e com isso enfrentar o tempo mais frio que nos outros períodos do ano.

A medicina tradicional chinesa nos ensina a como devemos enfrentar cada uma das estações para que possamos manter as energias, evitando doenças e processos de envelhecimento. Em alguns casos evitando até a morte.


Assim no inverno devemos entrar na energia do frio: tudo mais devagar , lento, o metabolismo , a vida segue mais devagar e densa. Assim evitar excesso de exercícios, evitar comer demais, acordar mais tarde e dormir mais cedo e principalmente evitar perder o calor são processos básicos recomendados pelo terapeuta chinês para a estação fria.


Portanto deve-se diminuir os passeios do seu animal, mantendo-o nos horários mais quentes do dia. Dar uma comida mais calórica e em menor quantidade para suprir as necessidades de energia aumentadas pela necessidade de gerar calor para equilibrar o organismo com o frio interior.

O animal tem um conjunto de sensores baseados na glândula pineal que pela quantidade de luz do sol modula a hora de acordar e de dormir. O ser humano responsável por este animal deve ter muito respeito com este ciclo e evitar acordar e exigir que seu animal fique acordado fora de seu ciclo natural biológico.


Uma procedimento comumente realizado é o de uso de roupas para cães e até gatos e mesmo cavalos. Muitos deles se acostumam e não conseguem mais se adaptar sem as roupas, mas o essencial é que eles tenham a facilidade de retirá-las quando começam a sentir calor – lembrem o controle térmico é diferente do controle da pele humana. Os pelos modulam este controle muitas vezes tornando não necessário o uso de roupas. O melhor e fornecer abrigos e cobertores aonde o próprio animal pode entrar e sair conforme se sinta frio ou com calor.


Enfim o inverno é a estação da calam e da tranquilidade , devemos aproveitar muito bem este período para repormos energias e nos preparamos para as novas fases de movimento e florescimento das próximas estações.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page