Leia ou ouça!
E aproveite para seguir a gente no Spotify - Equilibrium Podcasters
Dentre os vários problemas dos animais, e também das pessoas, as alergias são grandes desafios na medicina, tanto ocidental como oriental.
Na medicina ocidental o uso de anti-inflamatórios esteroidais é praxe no tratamento da alergia, aliviando os sintomas, mas não curando a doença. Os efeitos são impressionantes recuperando o animal totalmente de seus sinais clínicos, porém os efeitos colaterais do uso destes fármacos são devastadores, especialmente no seu uso prolongado.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) oferece uma alternativa para o tratamento sem estes efeitos colaterais da terapia com corticosteróides. Os resultados não são tão consistentes de imediato como no uso destes fármacos, mas não tem nenhum efeito colateral ou contra-indicação.
Cerca de 60% a 70% dos animais tratados para alergia usando a MTC, tem uma qualidade de vida altamente melhorada e geralmente um bom controle dos sinais clínicos de coceira e lesões de pele, porém o tutor deve estar a par que não se consegue um controle se não houver uma colaboração e insistência do tratamento.
São geralmente necessárias sessões semanais de acupuntura e o uso de fórmulas fitoterápicas chinesas que devem ser usadas diariamente nos animais, além de uma adequação na dieta do animal.
Somente lembrando que a melhor forma de acabar com a alergia é um bom diagnóstico, que envolve desde a confirmação do problema de pele ser mesmo uma alergia, até se descobrir qual o agente que causa a alergia.
Geralmente, em 90 % dos casos os problemas são os parasitas como as pulgas e o carrapato.
Comentários